Escola Virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As limitações da democracia Ateniense

Ir para baixo

As limitações da democracia Ateniense Empty As limitações da democracia Ateniense

Mensagem  Admin Sáb Ago 02, 2008 2:08 am

A democracia Ateniense foi um modelo político bastante avançado para a época, mas quando comparada com as democracias actuais, apresenta muitas diferenças, tanto no modo de funcionamento como nas limitações e contradições.

A maioria dos habitantes da pólis não tinha o direito de cidadania, vendo - se privados de participar na vida pública. Era o caso das mulheres, dos metecos e dos escravos.

Segregar as mulheres do direito de cidadania era natural para os Atenienses. Também era natural que houvesse escravos. Porém aos olhos das democracias actuais, ambas as situações são encaradas com anti - democráticas.

O conceito actual de cidadania é muito mais abrangente: de um modo geral, são considerados cidadãos com direitos políticos todos os maiores de 18 anos (homens e mulheres).

No modo de funcionamento também encontramos uma diferença fundamental - enquanto que a democracia Ateniense se exercia pela participação directa de todos os cidadãos, a democracia actual é representativa, ou seja, os cidadãos elegem os seus representantes (deputados e governantes).

Admin
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/07/2008

http://escolavirtual.foro.bz

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos